
O pneu com pressão excessiva também se deforma, o que provoca o desgaste irregular, gastando primeiro o meio do pneu, que também irá durar menos. O pneu com excesso de pressão se torna mais duro, absorvendo menos os impactos da pista, o que afeta o conforto do veículo e aumenta o esforço da suspensão. Pressões muito altas podem levar até a uma deformação permanente ou estouro do pneu.
Então, vamos acertar essa pressão?
Procure calibrar semanalmente os pneus. Consulte o manual do proprietário, ele que vai informar a pressão correta. Algumas montadoras recomendam uma pressão maior para andar com o carro carregado. Outras recomendam uma pressão ligeiramente menor para uso em terra (especialmente para picapes).
Procure calibrar os pneus em locais próximos da sua casa, com o pneu frio, pois os pneus esquentam com uso, o que aumenta a pressão dentro deles.Por fim, não se esqueça do estepe! Ele também tem que estar calibrado, para aquele infeliz momento em que você precisa dele.
Pressão correta nos pneus é menos pressão no seu bolso e mais segurança para você!