66 3498-1633 / 9986-0838

Rua São Paulo, 470 - Pq. Industrial


/// DICAS



Você tem certeza que usa a calibragem adequada?

Quarta, 12 Setembro, 2012


Porque a calibragem dos pneus é tão importante. Em primeiro lugar, a pressão é o que mantém o pneu no formato correto. Se você rodar com a pressão ABAIXO da recomendada, o seu pneu não ficará com o formato adequado (por mais que você não consiga perceber). Isso provocará o desgaste irregular do pneu. Ele irá ficar "careca” nas laterais mais rapidamente do que no meio. E esse desgaste será prematuro, portanto, você estará condenando seus pneus a uma vida útil menor. Além disso, o desgaste irregular do pneu pode fazer o carro "puxar” e atrapalha a dirigibilidade em frenagens, desvios e no piso molhado. Carro com o pneu murcho força o motor e você acaba não percebendo. Quem percebe é o seu bolso, pois o maior esforço do motor se reflete no consumo de combustível.

O pneu com pressão excessiva também se deforma, o que provoca o desgaste irregular, gastando primeiro o meio do pneu, que também irá durar menos. O pneu com excesso de pressão se torna mais duro, absorvendo menos os impactos da pista, o que afeta o conforto do veículo e aumenta o esforço da suspensão. Pressões muito altas podem levar até a uma deformação permanente ou estouro do pneu.

Então, vamos acertar essa pressão?

Procure calibrar semanalmente os pneus. Consulte o manual do proprietário, ele que vai informar a pressão correta. Algumas montadoras recomendam uma pressão maior para andar com o carro carregado. Outras recomendam uma pressão ligeiramente menor para uso em terra (especialmente para picapes).

Procure calibrar os pneus em locais próximos da sua casa, com o pneu frio, pois os pneus esquentam com uso, o que aumenta a pressão dentro deles.Por fim, não se esqueça do estepe! Ele também tem que estar calibrado, para aquele infeliz momento em que você precisa dele.

Pressão correta nos pneus é menos pressão no seu bolso e mais segurança para você!












© 2012. Alegreti Pneus. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem