O alinhamento de direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veículo puxe a direção para um dos lados e que haja desgaste irregular dos pneus.
A cambagem é o grau de inclinação da parte superior da roda, podendo ser negativa (para "dentro” do veículo) ou positiva (para "fora” do veículo) em relação a um plano vertical.
A cambagem muito negativa desgasta a parte interna dos pneus e a cambagem muito positiva desgasta a parte externa do pneu.
Já o cáster é o ângulo de inclinação para trás (negativo) ou para frente (positivo) do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O cáster desigual faz com que o veículo puxe para um dos lados, provocando também um desgaste irregular na banda de rodagem dos pneus.
Mas, quando o alinhamento deve ser conferido?
- A cada troca de pneus;
- Quando os pneus apresentarem desgaste irregular;
- Quando o veículo puxar para um dos lados;
- A cada 10.000 km rodados, por ocasião do rodízio e balanceamento;
- Caso haja a substituição de alguns dos componentes da suspenção, como os amortecedores, por exemplo.